• Min: 11 °C Max: 24 °C
  • Belo Horizonte, 15 de Junho de 2021 geoclima

SOMOS COMUNIDADE

• 11/05/2021 • Gratuito

Somos Comunidade_Nath Sol - Foto de Karen Ramos_609a8d3bad877.jpg

Cinco oficinas ligadas à cultura e economia criativa serão realizadas de forma gratuita e online entre maio e junho, como parte do projeto "Somos Comunidade". A iniciativa é voltada para moradores da Comunidade do Morro Das Pedras, e as aulas serão ministradas também por residentes da região.

Entre as opções estão cursos de grafite, fotografia, vídeo, figurino e produção de eventos. O resultado das atividades vai integrar a próxima etapa do programa, o E-Festival, que tem estreia prevista para julho deste ano. Confira a programação:

OFICINA INTENSIVÃO TÉCNICAS DE GRAFITE

A oficina de grafite ocorrerá de forma on-line, com 20 horas de duração e será realizada através de oito videoaulas gravadas e enviadas pelo aplicativo WhatsApp aos alunos inscritos. O suporte pedagógico também vai acontecer pelo WhatsApp. Os participantes terão contato com o universo da linguagem - que nasceu subversiva e hoje é referência de arte urbana contemporânea -, com o uso de cores, a criação de temas, o desenvolvimento de personagens e outras técnicas de desenho. Cada aluno receberá um kit para a produção dos trabalhos, composto de blocos de desenho e pintura com folhas de diferentes gramaturas, canetas, pincéis e tinta. A produção individual será inspirada em cenas e pessoas do cotidiano do Morro das Pedras. Os resultados serão apresentados no Festival Somos Comunidade - E-Festival.

Onde: WhatsApp - envio de videoaulas gravadas e suporte pedagógico

Quando: 07, 14, 21 e 24 de maio

Quem participa: moradores do Morro das Pedras e região, público de todas as idades, jovens e adultos, a partir de 12 anos.

Vagas: 13

Inscrições: https://forms.gle/7MBUhQGDHZgGAv1Z7

Monitoria: Raison Lucas e Maria Flor

Raison Lucas Morador do Morro das Pedras, Raison Lucas é especializado em Grafite pela Escola Livre de Artes da Fundação Municipal de Cultura de Belo Horizonte. Tem inúmeros trabalhos expostos em muros, becos e vielas da periferia da capital mineira. Também atua em outros campos da arte, como literatura, artes cênicas e design. Como arte-educador, desenvolveu oficinas para jovens em diversas instituições, contribuindo para a valorização da cidadania e com o crescimento de vários artistas dentro e fora da comunidade. Maria Flor é artista visual, grafiteira, educadora e ativista social no Morro das Pedras, lugar onde nasceu e vive. Seus trabalhos com Grafite valorizam uma estética “vintage moderna”, reafirmam a identidade local e de território, a memória coletiva, a religiosidade e a transcendência dos papéis de gênero.

OFICINA DE FOTOGRAFIA MURAIS DE AFETO - PERSONAGENS DO MORRO

Com 20 horas de duração, distribuídas em oito videoaulas gravadas e enviadas aos participantes pelo aplicativo WhatsApp, o principal objetivo da oficina é despertar a atenção para a história e os detalhes que compõem o universo de personagens do cotidiano do Morro das Pedras. Os alunos vão conhecer técnicas de manuseio, manutenção de câmeras fotográficas e aparelhos celulares, composição das imagens e aspectos da história da fotografia no Brasil, com ênfase no retrato, e produzir imagens para o Festival Somos Comunidade - E-Festival, que em 2021 será virtual. A oficina oferecerá suporte pedagógico pelo WhatsApp.

Onde: WhatsApp - envio de videoaulas gravadas e suporte pedagógico

Quando: 07, 14, 21 e 24 de maio

Quem participa: moradores do Morro das Pedras e região, público de todas as idades, jovens e adultos, a partir de 12 anos.

Vagas: 12

Inscrições: https://forms.gle/VUHuLQqQ8q2f7uvs5

Monitoria: Hebert Lucas da Silva (Edi Silva)

Residente na Vila Ventosa desde 2004, Edi Silva herdou do pai a paixão pela fotografia e, desde então, buscou aprimorar suas técnicas. Os cursos de desenho e artes plásticas influenciaram sua linguagem fotográfica. Trabalhou como monitor e multiplicador de cursos e oficinas em escolas de Belo Horizonte, e participou de trabalhos coletivos de Grafite e fotografia. Desde 2016, é fotógrafo oficial da Galeria de Arte do Aglomerado Morro das Pedras, pela qual cobriu eventos diversos, como o duelo de MC´s e a maratona fotográfica Let´s Gophoto, entre outros.

OFICINA DE FIGURINOS - DA CRIAÇÃO À CONFECÇÃO

Oficina com 12 de horas de duração, divididas em seis módulos de videoaulas gravadas e enviadas pelo aplicativo WhatsApp aos alunos inscritos. O suporte pedagógico também vai acontecer pelo WhatsApp. A oficina busca despertar o olhar dos alunos para o processo criativo de figurinos, através da abordagem do contexto histórico no qual as vestimentas estão inseridas e o que se pretende transmitir com novas criações e releituras. Os participantes vão conhecer os processos de desenvolvimento de figurinos utilizados em edições anteriores do Somos Comunidade, e vão aprender a organizar e traduzir visualmente uma ideia, pesquisar os materiais, tirar as medidas, produzir e finalizar os figurinos que serão utilizados no E-Festival. A organização enviará dois kits de materiais para os participantes inscritos: um para a atividade de concepção dos figurinos, e outro para a de costura.

Onde: WhatsApp - envio de videoaulas gravadas e suporte pedagógico

Quando: de 10 a 21 de maio

Quem participa: moradores do Morro das Pedras e região, público de todas as idades, jovens e adultos, a partir de 12 anos.

Vagas: 15

Inscrições: https://forms.gle/AUg9JSysgm6tg3sg8

Monitoria: Priscila Gouthier e Maria Flor

Priscila Gouthier é mineira, formada em design e especializada em design de joias. Presta serviços nesta área para diversas empresas. Atua, desde 2010, como figurinista e produtora de diversos eventos corporativos, espetáculos culturais e projetos sociais. Em 2014, assumiu a função de figurinista do Festival Cultural Unimed. É também pesquisadora e leciona sobre temas como moda, corpo e tecnologia, além de prestar monitoria para professores de diversas disciplinas. Em 2019, criou a Box 19, marca de acessórios que preza pela simplicidade das linhas e pela criação de peças atemporais e despojadas. Maria Flor é artista visual, grafiteira, educadora e ativista social no Morro das Pedras, lugar onde nasceu e vive. Seus trabalhos com Grafite valorizam uma estética “vintage moderna”, reafirmam a identidade local e de território, a memória coletiva, a religiosidade e a transcendência dos papéis de gênero.

OFICINA DE PRODUÇÃO DE EVENTOS

A oficina terá 82 horas de duração, entre aulas on-line ao vivo, ministradas pela plataforma digital Zoom, videoaulas gravadas enviadas aos participantes pelo aplicativo WhatsApp, materiais disponibilizados para estudos individuais como modelos de documentos, planilhas, vídeos e filmes de referência, disponibilizados pelo Whatsapp e pelo aplicativo Splash, finalizando com estágio na fase de produção do E-Festival, próxima etapa do Somos Comunidade que ocorrerá virtualmente em 2021. Na etapa teórica, os inscritos terão contato com o planejamento de um evento e os principais aspectos de sua execução. Os encontros seguintes serão práticos e vão integrar a turma ao processo de criação das oficinas de design, fotografia, vídeo e figurino, cujas produções também serão incorporadas à programação do E-Festival.

Onde: plataforma digital Zoom para aulas ao vivo e WhatsApp para envio de videoaulas gravadas e suporte pedagógico individual ou em grupo

Quando: 11, 13, 18, 20, 25 e 27 de maio e 01, 02, 07, 11, 14 e 15 de junho. . Estágio nas gravações do E-Festival, previstas para o mês de junho.

Quem participa: moradores do Morro das Pedras e região, jovens e adultos, a partir de 18 anos.

Vagas: 15

Inscrições: https://forms.gle/DZKmFG5RQH2sGetbA

Monitoria: Bruna Pardin e Nath Sol

Bruna Pardin é produtora de eventos desde 2002, com passagem pelos mercados da moda (Minas Trend Preview e Fashion Rio); de entretenimento (Ultra Música Festival e Festival Natura); eventos corporativos (Santander, Samsung e BASF); e cultural (Virada Cultural BH, Carnaval de BH e Ouro Preto, Festival de Arte Negra, FIT-BH). Coordenou a produção do IV ENA - Encontro Nacional de Agroecologia, em Belo Horizonte, e os eventos de comemoração dos 122 anos da capital mineira. Nath Sol atua na área da produção desde 2014.Trabalhou na produção de diversos eventos como Sarau Vira Lata, Encontro Latino-americano de Mulheres, Mostra Feminista de Arte e Resistência, Circuito Urbano de Arte e Encontro Nacional de Agroecologia. Foi produtora executiva do TransViva e do Projeto MINA, produtora logística da IV Primavera Literária, FLIBH 2019 e FAN 2019, e produtora artística do Circuito Municipal de Cultura e do aniversário de 122 anos de Belo Horizonte. Recentemente, atuou como anfitriã e facilitadora do curso online do projeto Ponte Educação para a Diversidade, dirigido a colaboradores da Fundação Renova.

OFICINA DE AUDIOVISUAL - IMERSÃO CINEMATOGRÁFICA

Nesta oficina on-line de 20 horas de duração, composta de videoaulas gravadas e enviadas aos participantes pelo aplicativo WhatsApp, exercícios com programas gratuitos de edição de vídeo e suporte pedagógico pelo WhatsApp e pelo Facebook, os participantes vão conhecer a história da sétima arte, sua estrutura narrativa, organizacional e aspectos da produção de um filme. Os alunos irão utilizar seus aparelhos celulares ou outros dispositivos móveis para as filmagens de ambientes de seus cotidianos. A partir de noções práticas de roteiro, fotografia, enquadramento, captura de imagens e montagem, a turma irá produzir um documentário que resgata as relações culturais e afetivas do cotidiano de moradores do Morro das Pedras. O filme será exibido no E-Festival, etapa seguinte do Somos Comunidade, que em 2021 será virtual.

Onde: WhatsApp e Facebook - videoaulas gravadas e suporte pedagógico

Quando: 7, 14, 21 e 24 de maio

Quem participa: moradores do Morro das Pedras e região, jovens e adultos, a partir de 12 anos

Vagas: 15

Inscrições: https://forms.gle/AUEXcGqKLPrWLYzw6

Monitoria: Israel Batista de Oliveira e Isabel Ferreira da Silva

Israel Batista de Oliveira é formado em Publicidade pela PUC/MG, tem especialização pela Escola Livre de Cinema. Desde 2011 no mercado, atuou como videomaker em produtoras e emissoras de TV, como a TV Justiça, o Canal Minas Saúde, a Rede Brasil de Televisão e o Grupo Bandeirantes de Comunicação. Em 2019, fundou sua produtora, a Dicotomia Filmes. Isabel Ferreira da Silva é moradora do Morro das Pedras e atua no mercado audiovisual, desde 2013. Trabalhou em produtoras de vídeos e na Record TV Minas, com o manejo do equipamento conhecido como controle mestre, fundamental nos bastidores da programação de produtoras e emissoras de TV. Nesta atividade, Isabela monitora a programação no ar, detectando possíveis problemas técnicos, checa a ordem dos blocos dos programas e dos intervalos e opera comandos específicos para garantir que a programação esteja no ar.

  • EM CASA
  • Diversos Horários
COMPARTILHE ESTA MATÉRIA POR: