• Min: 15 °C Max: 29 °C
  • Belo Horizonte, 10 de Agosto de 2022 geoclima

VIRGINIA - COM CLÁUDIA ABREU

• 03/08/2022 • Arte

Virginia Foto 3 aprovada_62eae9069e0fc.jpg

Créditos da Imagem: Divulgação

O Teatro em Movimento recebe a atriz Claudia Abreu para duas apresentações de seu primeiro solo “Virgínia”, nos dias 12 e 13 de agosto, sexta, às 21h e sábado, às 20h, no Teatro do Centro Cultural Unimed BH. 

“Virginia” é o resultado dos vários atravessamentos que Virginia Woolf (1882-1941) provocou em Claudia Abreu ao longo de sua trajetória. A vida e a obra da autora inglesa são os motores
de criação deste espetáculo, fruto de um longo processo de pesquisa e experimentação que durou mais de cinco anos. Primeiro monólogo da carreira da atriz, o solo marca ainda a sua estreia na dramaturgia e o retorno da parceria com Amir Haddad, que a dirigiu em ‘Noite de Reis’ (1998).

A relação de Claudia com Virginia Woolf começa em ‘Orlando’, seu espetáculo de estreia, assinado por Bia Lessa, em 1989. Aos 18 anos, ela travou contato inicial com a escritora de clássicos como ‘Mrs Dalloway’, ‘Ao Farol’ e ‘As Ondas’. No entanto, somente em 2016, com a indicação de uma professora de literatura, que a atriz reencontrou e mergulhou de cabeça no universo da autora. Após ler e reler alguns livros, incluindo as memórias, biografias e diários, a vontade de escrever sobre Virginia falou mais alto.

A dramaturgia de ‘Virginia’ foi concebida como inventário íntimo da vida da autora. Em seus últimos momentos, ela rememora acontecimentos marcantes em sua vida, a paixão pelo conhecimento, os momentos felizes com os queridos amigos do grupo intelectual de Bloomsbury, além de revelar afetos, dores e seu processo criativo.

A estrutura do texto se apoia no recurso mais característico da literatura da escritora: a alternância de fluxos de consciência, capaz de ‘dar corpo’ às vozes reais ou fictícias, sempre
presentes em sua mente.

Os ingressos custam a partir de R$ 50 e podem ser comprados na bilheteria do teatro e pelo eventim (clique aqui). 

SERVIÇO

Teatro em Movimento apresenta Virginia


Dias/horários: 12 e 13 de agosto, sexta, às 21h e sábado, às 20h
Local: Teatro do Centro Cultural Unimed BH - Rua da Bahia 2244, Lourdes
Classificação: 12 anos

  • CENTRO CULTURAL UNIMED BH
  • VÁRIOS
COMPARTILHE ESTA MATÉRIA POR: