Alvorada Perfil - Biquíni, banda de sucesso no Brasil
• 18/11/2023 • Biquini Cavadão

Créditos da Imagem: Divulgação
Na década de 80, uma união casual entre amigos de escola daria origem a uma das maiores bandas do Brasil. Assim surgiu o Biquíni, ícones do rock nacional. Logo cedo, foram descobertos por Carlos Beni, ex-baterista do Kid Abelha, e contaram com a ajuda de Herbert Vianna, vocalista dos Paralamas do Sucesso, na gravação de “Tédio”, primeiro single da banda. Logo na estreia, a canção se destacou e o Biquíni ganhou prêmios e um grande reconhecimento no país. Confira agora um pouco mais da carreira desta banda.
A ORIGEM
Uma das maiores bandas do cenário musical brasileiro, o Biquíni Cavadão surgiu ainda na década de 80, em um encontro casual entre os amigos Bruno Gouveia, Miguel Flores da Cunha, Sheik e Álvaro Brita.
Pouco tempo depois de oficializar o grupo, foram descobertos por Carlos Beni, ex-baterista do Kid Abelha.
Já para o primeiro single, “Tédio”, a banda contou com a colaboração de Herbert Vianna, vocalista dos Paralamas do Sucesso.
Logo na estreia, o Biquíni já emplacou seu primeiro hit, ganhando alguns prêmios como banda revelação no cenário artístico.
Já em 1986, o Biquíni lançou seu primeiro álbum: “Cidades em Torrente”. O trabalho conta com "Tédio" e "No Mundo da Lua", presentes em um mix divulgado no ano anterior. Além das duas canções, o grupo ainda emplacou “Timidez" e "Inseguro de Vida".
O disco impulsionou ainda mais o nome do Biquíni no cenário musical brasileiro.
Uma das primeiras bandas a participar do Projeto Pixinguinha, o Biquíni saiu em turnê pelo Brasil enquanto trabalhava em novas composições.
Assim, a banda emplacou dois lançamentos na sequência – “A Era da Incerteza” (1987) e “Zé” (1989).
Nos trabalhos, hits como "Ida e Volta", "Meu Reino" e "Bem-Vindo ao Mundo Adulto" embalaram os fãs e contribuíram para aumentar ainda mais o sucesso do grupo.
ANOS 90
Mesmo muito jovens, o Biquíni já havia alcançado o estrelato no rock nacional nesta época. Com um ritmo contagiante, a banda já colecionava diversos sucesso em um espaço curto de tempo.
Já consolidados no cenário da música nacional, o Biquíni lançou “Descivilização”, quarto álbum de estúdio. “Zé Ninguém”, um dos singles do trabalho, rapidamente conquistou o primeiro lugar em várias rádios do Brasil.
As faixas "Impossível" e "Vento, Ventania" também contribuíram para o sucesso do disco.
O grupo ganhou novos prêmios e foi convidado para abrir o show do Red Hot Chilli Peppers em janeiro do ano seguinte.
Mesmo com muitos shows e uma agenda lotada, o grupo sempre procurou se manter atualizado. Assim, os integrantes conseguiam investir em projetos pessoais, em estúdios de gravação e ingressar de forma pioneira na internet.
Com isso, criaram um dos primeiros e-mails para contato com os fãs, além de terem sido uma das primeiras bandas a montarem um site oficial.
Já totalmente conectados ao mundo digital, em 1998 a banda lançou o álbum “biquíni.com.br”. "Janaína", uma das canções presentes, estreou nas rádios e se tornou um sucesso nacional.
ANOS 2000
No ano de 2001, reduzidos a um quarteto, o grupo se apresentou no Rock In Rio. Além disso, foi lançado o disco “80”, no qual o Biquíni interpretou sucessos de amigos e contemporâneos da década de 1980.
O trabalho contém releituras de sucessos como "Carta aos Missionários", do grupo Uns e Outros, e "Toda Forma de Poder", dos Engenheiros do Hawaii.
No entanto, foi “Múmias”, de autoria do próprio Biquíni, que voltou com tudo nas rádios. O hit traz a voz original de Renato Russo, falecido havia cinco anos.
Em 2005, a banda gravou o primeiro DVD em comemoração aos 20 anos de carreira. Chamado “Biquini Cavadão ao Vivo”, o trabalho foi gravado no Ceará Music, em Fortaleza.
Três anos mais tarde, veio o segundo DVD do Biquíni. Gravado no Rio de Janeiro, nasceu o “80 Vol. 2 ao Vivo no Circo Voador”.
Nessa época, o Biquíni era presença confirmada em todos os principais festivais do Brasil.
Em 2010, a banda gravou para a novela “Ti Ti Ti”, da TV Globo, uma versão da música "Agora é Moda", composição de Rita Lee e Lee Marcucci. Além dela, o hit “É Dia de Comemorar” foi destaque nos shows de 2011.
Então, surgiu a ideia de transformar essas e outras canções em um disco. Assim, em 2013, chegou ao mercado o álbum “Roda-Gigante”.
Em setembro, a faixa-título "Roda-Gigante" foi indicada ao Grammy Latino na categoria de Melhor Canção Brasileira.
Algum tempo depois, em 2017, a banda lançou outro disco de inéditas, chamado “As Voltas Que o Mundo Dá”. Como de costume, diversos sucessos saíram da nova produção, como "Arco-Íris" e "Você Marcou".
Em 2022, o Biquíni Cavadão oficializou a mudança de nome, passando a se chamar apenas “Biquíni”, como é conhecido nos dias atuais.