• Min: 13 °C Max: 24 °C
  • Belo Horizonte, 28 de Maio de 2022 geoclima

Alvorada Perfil - Bono Vox, um dos maiores nomes da música

• 14/05/2022 • Bono Vox

foto

Créditos da Imagem: REUTERS/Max Rossi

Bono Vox é uma das maiores personalidades da música. Um exímio cantor e compositor, líder do U2, que possui uma legião de fãs pelo mundo, além de ser um incansável guerreiro na luta pelos direitos humanos. Com uma carreira que teve início em 1976, o irlandês já é um nome consolidado na história do rock e, juntamente com a banda, possui sucessos como “One”, ‘With or Without You” e “Beautiful Day”. Fora da banda, ele ainda gravou e colaborou com vários artistas.

 

ÉPOCA DE GAROTO E O INÍCIO DA CARREIRA

Ainda na Irlanda, o astro musical não era conhecido pelo nome artístico que possui. Paul David Hewson, o Bono Vox, ganhou esse apelido ainda novo, pois nesta época era considerado um cantor desafinado. Tal alcunha faz referência a um modelo de aparelho auditivo comum naquele momento, indicando em latim a expressão ‘boa voz’ ou ‘perfeita voz’.

U2start.com | Photos | Young Bono

Em 25 de setembro de 1976, Bono, The Edge, seu irmão Dik Evans e Adam Clayton responderam um anúncio no mural na escola "Mount Temple". Enviado por seu colega Larry Mullen Jr, a intenção era formar uma banda de rock.

O grupo teve alguns nomes, como “Feedback” e, posteriormente, “The Hype”. Algum tempo depois, Dik Evans deixou a banda. O quarteto remanescente resolveu alterar o nome, e assim nasceu o U2.

 

INÍCIO DA CARREIRA E PRIMEIRO ÁLBUM

Inicialmente, Bono cantava, tocava violão e escrevia canções da banda. A medida que o tempo foi passando, Edge foi assumindo o posto principal de guitarrista. Com isso, Bono Vox foi relegado, principalmente, ao microfone, embora por vezes ainda toque guitarra e gaita.

Bildresultat för bono u2 young | Bono, Bono u2, Popular music

Nos primeiros anos, o vocalista era conhecido pelo seu tom mais rebelde e raivoso. Após 4 anos, o U2 lança seu primeiro álbum, intitulado “Boy”. Com 11 músicas, conta com canções como “Into the Heart” e “The Ocean”.

 

THE JOSHUA THREE E A FAMA

O U2 já fazia algumas turnês desde o primeiro álbum. No entanto, foi “The Joshua Three”, o sexto disco do grupo, que mudou o patamar da banda.

Lançado em 1987, a produção foi a grande vencedora do Grammy e conta com sucessos como "I Still Haven't Found What I'm Looking For” e “With or Without You”.

Bono revelou que muito do material de The Joshua Tree foi, essencialmente, gravado na sala de estar da casa de Adam Clayton e no quarto de hóspedes da casa de Larry Mullen Jr.

Sobre a capa do disco, The Edge revelou que a banda fez referência a todo o deserto no sudoeste americano, além a experiência do grupo estar presente naquele local.

Em 2017, o disco completou 30 anos. Em turnê mundial, a banda se apresentou no Brasil em show que levou o nome do álbum.

U2 comemora com quatro shows no Brasil os 30 anos de 'Joshua Tree' - Jornal  O Globo

 

ACHTUNG BABY E A MUDANÇA NO SOM DA BANDA

Com o lançamento do sétimo álbum da banda, batizado de Achtung Baby, notou-se uma mudança de estilo.

As letras de Bono tornaram-se mais pessoais, inspiradas nas experiências relacionadas com a vida privada dos membros da banda.

O álbum conta com sucessos como “One” e “Paint it Black”.

Com uma sonoridade industrial, esse trabalho contribuiu para garantir a reputação musical do U2, pela variedade musical e inovação.

 

O RETORNO ÀS ORIGENS

O álbum “All That You Can’t Leave Behind”, de 2000, marcou o retorno às origens do grupo.

Com uma música simples, poderosa e contando com sucessos como “Beautiful Day”, que venceu o Grammy de Melhor Gravação e Melhor Canção do Ano, o álbum foi mais um sucesso do grupo.

 

SONG OF EXPERIENCE, TRABALHO MAIS RECENTE

O trabalho mais recente da banda é Song of Experience, lançado em 2017.

Décimo quarto álbum da banda, estreou na posição número 1 da Billboard 200 dos Estados Unidos.

O trabalho é complementar ao anterior, Songs of Innocence, de 2014. O álbum explora a maturidade e também uma coleção de cartas escritas por Bono à pessoas mais íntimas durante a década de 1970.

A discografia conta com sucessos como “American Soul” e “Red Flag Day”.

 

TRABALHO VOLUNTÁRIO

Além de ser um cantor de sucesso, Bono Vox também é muito reconhecido pelos projetos de causas sociais e políticas. Tais assuntos são tratados frequentemente em discursos do cantor, e até mesmo em shows da banda.

Em 2005, ele foi indicado ao Prêmio Nobel da Paz por suas atitudes humanistas.

Líder da banda U2, Bono Vox quer ampliar arrecadação para combater epidemia  de fome no Chifre da África | Centro de Informação das Nações Unidas no  Brasil (UNIC Rio de Janeiro)

Em 2014, Bono disponibilizou a música Invisible para download gratuito no iTunes, durante 24 horas. Além disso, estabeleceu que para cada download feito, o Bank of America doaria um dólar ao Fundo Global de Luta contra a Aids, Tuberculose e Malária.

Bono Vox, além de ser um fenômeno da música mundial, é um ser humano incrível. Atuante nas causas humanitárias, ele sempre faz questão de ajudar aqueles que mais necessitam.

No ramo musical, sua performance também dispensa comentários. Líder de uma das maiores bandas do mundo, o U2 faz sucesso por onde passa, arrastando multidões em todos os shows.

Com 62 anos, Bono não dá sinais de que vai parar de cantar tão cedo, e os fãs agradecem.

VEJA TAMBÉM

27/05/2022

ABBA promove primeira aparição pública em quase duas décadas para dar início a turnê do álbum "Voyage"

27/05/2022

Ed Sheeran lança versão deluxe do álbum “=”