• Min: 15 °C Max: 27 °C
  • Belo Horizonte, 08 de Maio de 2021 geoclima

Alvorada Perfil - Dinho Ouro Preto e a popularização do rock no Brasil

• 30/04/2021 •

foto

Nascido em Curitiba, Paraná, no dia 27 de abril de 1964, Fernando de Ouro Preto, conhecido por seu apelido Dinho, é um grande cantor, instrumentista e compositor do pop-rock brasileiro. Vocalista da banda brasiliense Capital Inicial, se tornou uma das mais influentes vozes na cena musical desde os anos 1980, com sucessos que percorreram todo o país e o mundo, como “Primeiros Erros”, “Natasha”, “Não Olhe Pra Trás” e “Depois da Meia Noite” além dos, mais recentes, projetos solo.

 

INTRODUÇÃO À MÚSICA

Filho do diplomata Afonso Celso Ouro Preto e da embaixatriz Marília de Ouro Preto, na infância, Dinho se mudou diversas vezes devido à profissão dos pais, tanto dentro do país quanto fora. Até os 15 anos de idade, Dinho acompanhou os pais e morou nos Estados Unidos, na Áustria e em outros lugares do mundo. Quando adolescente, se fixou em Brasília, onde teve seu primeiro grande contato com a música e, principalmente, com a insurgente cena do punk-rock. 

Em Live com a Alvorada FM, o artista contou também ter começado a gostar e ter interesse em trabalhar com música principalmente através da mãe, que ouvia principalmente artistas da tropicália e o folk norte-americano. “Ela ouvia muito Bob Dylan e folk, de um modo geral, também muito Simon & Garfunkel”, conta o artista, citando algumas de suas grandes influências antes de conhecer o movimento punk.

Foi através de colegas um pouco mais velhos em Brasília, porém, que Dinho começou a ouvir e se apaixonar pelo rock. Entre estes amigos, seus maiores modelos eram ninguém menos que Herbert Vianna e Bi Ribeiro, que viriam a ser os fundadores do Paralamas do Sucesso. “A molecada da minha idade que queria se enturmar ouvia o que eles mandavam. No caso era Led Zeppelin e Hendrix, principalmente, artistas que ainda estão entre os que eu mais ouço, mesmo após 40 anos”. 

 

DINHO E DADO VILLA-LOBOS

Dinho Ouro Preto surpreende e sobe no palco com Dado Villa-Lobos | OFuxico

Também por causa de seus pais e da profissão do pai, principalmente, foi que Dinho conheceu, quando tinha cerca de 11 anos de idade, Dado Villa-Lobos, com quem tem uma relação muito especial até hoje e de quem se considera um irmão. “Nos conhecemos numa escola católica de Brasília e nunca nos afastamos, foi uma simpatia maluca que nunca diminuiu. Mesmo quando nossos pais eram transferidos, nós dávamos um jeito de conversar, nos encontrar, ir até Brasília”.

Alguns anos mais tarde, os pais de Dinho se separam quase em simultâneo à separação dos pais de Dado e, pelo que Dinho chama de “destino”, seu pai e a mãe do amigo se casam. “Imagina: você tem seu melhor amigo, de infância, aí teu pai vai e se casa com a mãe do seu melhor amigo. Foi isso que me aconteceu”, comenta,

 

INÍCIO DO CAPITAL INICIAL

F5 - Celebridades - Além de coronavírus, Dinho Ouro Preto já teve gripe  suína e dengue - 26/03/2020

Na mesma época, com cerca de 18 anos, Dinho já passa a ter contato direto com a nova cena do rock e do punk em Brasília e começa a namorar a irmã de Fê e Flávio Lemos, através de quem conhece também Renato Russo, os três integrantes do Aborto Elétrico. Dinho passa a acompanhar de perto os amigos e se torna um grande fã do trabalho deles enquanto tenta formar sua própria banda, sem grande sucesso na época. 

Em 1982, após desavença entre Renato e os irmãos Lemos, o Aborto elétrico chega ao fim, dando origem a duas das grandes bandas de punk-rock dos anos 1980: o Legião Urbana e o Capital Inicial. Inicialmente formada por Fê, Flávio e a guitarrista e vocalista, Heloísa, a banda começa a ganhar destaque na cena e participa de festivais locais e em cidades satélite. 

Logo depois de um grande festival, porém, a vocalista deixa a banda e os demais integrantes vão atrás de outra pessoa para integrar o grupo. Com certa dificuldade de encontrar a voz certa para o estilo musical, Flávio convida Dinho para uma audição, que na época havia acabado de sair da banda Dado e o Reino Animal (formada por Dinho, Loro Jones, Dado Villa-Lobos e Marcelo Bonfá).

Em junho de 1983, Dinho conta que estava “no lugar certo e na hora certa”, pois vai para a audição e descobre ser o único a ter comparecido: “Ganhei por W.O.”. Logo depois, o artista é oficializado na banda e passa a compor os vocais do Capital Inicial. A partir daí, a banda passa a fazer parte da cena do rock underground no Brasil.

 

PRIMEIROS TRABALHOS

Exercício da Pauta (Capital inicial) – Lucas – Blog da Jor72

Até o fim de 1963, o Capital começa a ganhar certa notoriedade dentro da cena e passa a lotar os clubes que, há pouco, eles mesmos frequentavam. Em 1984, Loro Jones passa também a integrar a banda como guitarrista e, logo depois, começam a ser reconhecidos em todo o Brasil. No mesmo ano, tocam diversas vezes em festivais de São Paulo e do Rio. No fim do ano, a banda assina seu primeiro contrato fonográfico, com a CBS (atual Sony), e todos se mudam para São Paulo no início de 1985 para gravar o primeiro disco.

Em março de 1986, o Capital Inicial lança seu primeiro disco, homônimo, com músicas como “Fátima” e Música Urbana”, que rapidamente se consagra na crítica como uma das grandes bandas que estavam surgindo na época, a exemplo do Legião Urbana e do Paralamas do Sucesso, como um  “rock à brasileira”, um som original, em contraponto ao que comumente se dizia do gênero naquela época. 

A partir daí, o Capital tocou em palcos de todo o Brasil e segue hoje com 14 álbuns de estúdio, além de DVDs, álbuns ao vivo e compilações lançadas. 

 

CARREIRA SOLO

Dinho Ouro Preto lança EP "Roque Em Rôu". Escute com as letras! - VAGALUME

No ano de 1994, durante um hiato do Capital, Dinho começa sua carreira solo com o disco “Vertigo”, e, um ano depois, com “Dinho Ouro Preto”, que não obteve o mesmo sucesso comercial dos álbuns da banda, mas gerou boas críticas na época. Apaixonado pelo rock, tanto nacional, quanto internacional, o último trabalho de Dinho é o projeto “Roque em Rôu”, lançado em 2020 como uma homenagem a alguns dos maiores nomes do rock nacional, cantando e tocando músicas de Rita Lee, Raul Seixas, Dado Villa-Lobos entre vários outros.

VEJA TAMBÉM

09/05/2021

Dia das Mães - Confira a playlist especial da Alvorada FM para todas as mães

07/05/2021

Fios do cabelo de Kurt Cobain vão a leilão pelo preço inicial de R$ 13 mil