• Min: 17 °C Max: 22 °C
  • Belo Horizonte, 10 de Agosto de 2022 geoclima

Audiência de conciliação busca encerrar greve dos ônibus em BH

• 03/12/2021 • Painel Alvorada

foto
Foto: Reprodução TRT3

Audiência de conciliação entre empresários e motoristas de ônibus de BH será realizada nesta manhã (3) no Tribunal Regional do Trabalho. O objetivo do encontro é solucionar o impasse entre os dois lados e pôr fim à greve dos rodoviários, que foi retomada ontem (2). Segundo a BHTrans, menos de 40% da frota de coletivos circularam na capital nesta quinta-feira. A paralisação ocorre após o sindicato dos trabalhadores rejeitar a proposta de reajuste salarial apresentada pelos empregadores. Foi oferecido um aumento de 9% no salário; porém, a categoria quer esse percentual acrescido da inflação medida pelo INPC, Índice Nacional de Preço ao Consumidor; além de benefícios trabalhistas.

A greve dos ônibus em BH é marcada também pela suspeita de locaute, quando o movimento é puxado pela classe patronal. A suposta paralisação impulsionada por empresários teria o objetivo de forçar um aumento na tarifa. Porém, o sindicato das empresas nega a existência de locaute. Ontem (2), o prefeito Alexandre Kalil afirmou que não haverá diálogo sobre reajuste na passagem enquanto houver greve na capital. A declaração tem a ver com a cláusula do contrato de concessão do serviço, que permite o aumento anual no preço dos bilhetes. De acordo com o projeto "Cadê meu Busão", feito pelo Tarifa Zero com base em dados de GPS da BHTrans, apenas 20% da frota disponível circula neste momento em BH.

Tags: BH , SETRA , Greve dos Rodoviários


COMPARTILHE ESTA MATÉRIA POR:

ESCRITO POR

ALVORADA FM

CONHEÇA A NOSSA PROGRAMAÇÃO

Ao longo de suas quatro décadas de história, a Alvorada FM busca o aperfeiçoamento contínuo para sempre garantir a qualidade e manter-se como sinônimo de modernidade e sofisticação.

VEJA TAMBÉM

08/08/2022

Enquete, Nova Versão

BH sedia Mostra Ecofalante de Cinema até 31 de agosto

08/08/2022

Painel Alvorada

PBH discute implementação da Lei Paulo Gustavo

08/08/2022

Painel Alvorada

Centenas de aposentados e pensionistas da PBH ainda não fizeram prova de vida

MAIS RECENTES

Inflação oficial recua 0,68% em julho, aponta IBGE

Governo estuda substituir regra do teto dos gastos, revela Guedes

TCU condena Janot, Deltan e procurador por gastos na Lava Jato

Abertas inscrições para o Fies do segundo semestre

VER MAIS NOTÍCIAS