• Min: 16 °C Max: 26 °C
  • Belo Horizonte, 22 de Setembro de 2020 geoclima

Barragem que se rompeu em Brumadinho não era fiscalizada desde 2016, diz ANM

• 16/04/2019 • Notícias

foto
Foto: Reprodução Mídia Ninja

Barragem que se rompeu em Brumadinho, na Grande BH, não era vistoriada desde 2016, segundo a Agência Nacional de Mineração. Em depoimento prestado ontem (15) à CPI que investiga as causas da tragédia na Assembleia Legislativa de Minas, representantes do órgão disseram que a estrutura seria submetida a uma fiscalização no início deste ano. O secretário de Estado de Meio Ambiente, Germano Vieira, também prestou depoimento e disse que a Vale enganou a pasta com a Declaração de Condição de Estabilidade da estrutura.

Ainda ontem, o Tribunal de Justiça do estado informou que vai homologar os acordos extrajudiciais individuais firmados entre a Defensoria Pública e as vítimas do desastre. A negociação destes acordos foi duramente criticada pelo Ministério Público na semana passada, devido ao sigilo na negociação dos termos, mas a Defensoria garante que o tratado favorece os atingidos pelo rompimento da barragem. Em nota, a Vale disse que segue cooperando com as autoridades e que criou um comitê independente dedicado à apuração das causas e responsabilidades pelo rompimento da barragem.

O número de mortes confirmadas na tragédia de Brumadinho subiu para 229. Outras 48 pessoas continuam desaparecidas. Hoje (16) será realizada uma reunião entre integrantes da CPI de Brumadinho no Senado e representantes do Ministério Público. Serão discutidos pontos da legislação que trata da segurança das barragens no país e o que pode ser melhorado para que a fiscalização destas estruturas seja mais eficaz.

Tags: Vale , Barragens


COMPARTILHE ESTA MATÉRIA POR:

ESCRITO POR

ALVORADA FM

CONHEÇA A NOSSA PROGRAMAÇÃO

Ao longo de suas quatro décadas de história, a Alvorada FM busca o aperfeiçoamento contínuo para sempre garantir a qualidade e manter-se como sinônimo de modernidade e sofisticação.

VEJA TAMBÉM

11/09/2020

Enquete, Nova Versão

Justiça determina que Vale indenize famílias em Ouro Preto

11/09/2020

Painel Alvorada

Segmento de corpo é encontrado nos rejeitos em Brumadinho

11/09/2020

Painel Alvorada

Obras de descaracterização de barragem Doutor, em Ouro Preto, são iniciadas

MAIS RECENTES

Alvorada em Pauta conversa com Instituto Macunaíma, projeto cultural e socioeducativo

Justiça determina fim da greve dos Correios

Operação contra desmatamento na Mata Atlântica é deflagrada em Minas

Retomada de aulas presenciais é suspensa no Colégio Militar

VER MAIS NOTÍCIAS