Brumadinho: Vale sabia que trabalhadores não teriam tempo de sair do local
• 28/06/2019 • Painel Alvorada

Tempo para evacuação de trabalhadores da mina Córrego do Feijão era de apenas um minuto. Foi o que disse ontem (27) um engenheiro terceirizado da Vale, Sérgio Pinheiro, da empresa Walm Engenharia Tecnologia Ambiental, em depoimento prestado à CPI de Brumadinho na Assembleia. Ele ainda afirmou que a mineradora sabia que não haveria tempo suficiente para que os trabalhadores do refeitório e da área administrativa deixassem a área atingida pelos rejeitos.
O profissional, que participou da elaboração do plano de ação de emergência do complexo, informou que o documento não tratava de fatores de segurança ou estabilidade relativos à estrutura que entrou em colapso. Em nota, a Vale disse que o rompimento se deu de forma abrupta, sem sinais prévios, o que impossibilitou o acionamento do protocolo para esse tipo de situação. Duzentas e setenta pessoas morreram na tragédia, em 25 de janeiro, e 24 delas ainda não foram encontradas.
Tags: brumadinho , Vale , Barragens
COMPARTILHE ESTA MATÉRIA POR:
ESCRITO POR
ALVORADA FM
CONHEÇA A NOSSA PROGRAMAÇÃOAo longo de suas quatro décadas de história, a Alvorada FM busca o aperfeiçoamento contínuo para sempre garantir a qualidade e manter-se como sinônimo de modernidade e sofisticação.