• Min: 15 °C Max: 29 °C
  • Belo Horizonte, 10 de Agosto de 2022 geoclima

Definição sobre continuidade da greve dos ônibus em BH sai hoje

• 26/11/2021 • Painel Alvorada

foto
Foto: Vander Brás / Reprodução PBH

Termina hoje (26) o prazo para empresas de ônibus de BH apresentarem proposta de reajuste salarial para motoristas. Este foi o prazo limite definido pelo sindicato dos rodoviários, que ameaça retomar a paralisação caso as negociações não avancem. Além da mobilização dos grevistas, há suspeitas de locaute, quando o movimento é puxado por empregadores. Segundo áudios obtidos por vereadores da capital, motoristas teriam sido impedidos pelos patrões de saírem das garagens. Já o Setra, Sindicato das Empresas de Transporte Público de BH, nega a existência de locaute. O caso é investigado pelo Ministério Público do Trabalho.

A greve dos ônibus começou na segunda (22) e foi parcialmente suspensa na terça-feira (23), poucos dias após a Câmara Municipal aprovar em segundo turno um projeto de lei que acaba com isenções fiscais para as concessionárias. Dados levantados na CPI da BHTrans estimam que, desde 2013, quando a renúncia fiscal entrou em vigor, a prefeitura deixou de arrecadar R$ 300 milhões. A proposta que põe fim aos benefícios fiscais para empresas de ônibus está disponível para sanção do prefeito Alexandre Kalil.

Ontem (25), metroviários da capital aprovaram em assembleia estado de greve em protesto contra a privatização do sistema. Na prática, significa que a categoria pode paralisar o serviço a qualquer momento.

Tags: PBH , SETRA , CPI da BHTrans , Greve dos Rodoviários


COMPARTILHE ESTA MATÉRIA POR:

ESCRITO POR

ALVORADA FM

CONHEÇA A NOSSA PROGRAMAÇÃO

Ao longo de suas quatro décadas de história, a Alvorada FM busca o aperfeiçoamento contínuo para sempre garantir a qualidade e manter-se como sinônimo de modernidade e sofisticação.

VEJA TAMBÉM

08/08/2022

Enquete, Nova Versão

PBH discute implementação da Lei Paulo Gustavo

08/08/2022

Painel Alvorada

Centenas de aposentados e pensionistas da PBH ainda não fizeram prova de vida

08/08/2022

Painel Alvorada

PBH abre canal de sugestões para desburocratizar serviços

MAIS RECENTES

Inflação oficial recua 0,68% em julho, aponta IBGE

Governo estuda substituir regra do teto dos gastos, revela Guedes

TCU condena Janot, Deltan e procurador por gastos na Lava Jato

Abertas inscrições para o Fies do segundo semestre

VER MAIS NOTÍCIAS