• Min: 16 °C Max: 28 °C
  • Belo Horizonte, 22 de Setembro de 2020 geoclima

Dodge diz que Vale deve buscar soluções independente de ações judiciais

• 01/02/2019 • Notícias

foto
Foto: Davidson Ferreira

Após se reunir com representantes do Movimento dos Atingidos por Barragens, a procuradora-geral da República, Raquel Dodge, disse ontem (31) que a Vale deve assumir as responsabilidades da tragédia de Brumadinho, independente de ações judiciais. Ainda ontem, ela e o presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Dias Toffoli, anunciaram a criação de um observatório para acompanhar processos sobres grandes tragédias. O observatório vai acompanhar o andamento de processos que tratam questões ambientais e econômicas de grande complexidade, como as barragens rompidas em Mariana e Brumadinho, além do incêndio da Boate Kiss, no Sul do país. Toffoli reconheceu que o Judiciário falhou ao não dar respostas céleres nos processos que apuram as responsabilidades e pediu desculpas à população.

Ontem, o presidente da Vale, Fábio Schvartsman, se comprometeu a acelerar os acordos extrajudiciais para as famílias de mortos e desaparecidos em Brumadinho. Segundo ele, não há valores definidos nem prazos estabelecidos para as indenizações. Ainda nesta quinta, o presidente da mineradora disse que a sirene de alerta não tocou em Brumadinho porque foi "engolida" pela lama, já que o rompimento da barragem foi muito rápido. No entanto, especialistas afirmaram que existe tecnologia para que alertas sonoros de emergência sejam acionados em qualquer circunstância, independentemente da velocidade do evento.

Tags: Vale , Brumadinho


COMPARTILHE ESTA MATÉRIA POR:

ESCRITO POR

ALVORADA FM

CONHEÇA A NOSSA PROGRAMAÇÃO

Ao longo de suas quatro décadas de história, a Alvorada FM busca o aperfeiçoamento contínuo para sempre garantir a qualidade e manter-se como sinônimo de modernidade e sofisticação.

VEJA TAMBÉM

11/09/2020

Enquete, Nova Versão

Justiça determina que Vale indenize famílias em Ouro Preto

11/09/2020

Painel Alvorada

Segmento de corpo é encontrado nos rejeitos em Brumadinho

11/09/2020

Painel Alvorada

Obras de descaracterização de barragem Doutor, em Ouro Preto, são iniciadas

MAIS RECENTES

INSS volta a realizar perícias médicas; Maioria dos médicos peritos não comparece ao trabalho

Governo avalia utilização de leitos criados em Minas durante pandemia de Covid-19

Cruzeiro divulga números da Operação Fifa com arrecadação de R$ 817 mil

Preço da carne sobe até 33% em BH e região metropolitana

VER MAIS NOTÍCIAS