Estação Barreiro é a mais afetada na greve dos ônibus, diz BHTrans
• 02/12/2021 • Painel Alvorada

Greve dos ônibus foi retomada nesta madrugada (2) em BH. A medida ocorre após o sindicato dos rodoviários rejeitar a proposta de reajuste salarial apresentada ontem (1º) por empresários do transporte. Foi oferecido aumento de 9% nos salários; porém, a categoria reivindica esse percentual acrescido da inflação medida pelo INPC, Índice Nacional de Preço ao Consumidor. Devido à paralisação, a CBTU informou que vai disponibilizar mais trens, além de reduzir o intervalo entre as viagens no metrô para 7 a 10 minutos. Nesta quarta à noite, o Tribunal Regional do Trabalho determinou a circulação mínima de 60% da frota de coletivos na capital. A entidade que representa os motoristas informou que vai cumprir a decisão.
Porém, segundo a BHTrans, apenas 40% da frota circularam até às 9h. Esse percentual varia de acordo com cada terminal: enquanto na José Cândido e na São José a operação ocorre normalmente, no Barreiro nenhum ônibus saiu da garagem. Há ainda relatos de que os veículos estão sendo impedidos de sair das garagens. Segundo denúncias apresentadas por vereadores da capital, acredita-se que, além da reivindicação grevista, haja locaute, quando o movimento é puxado por empregadores. Em novembro, a Câmara Municipal aprovou em segundo turno um projeto de lei que acaba com benefícios fiscais para empresas de ônibus. A estimativa é que, desde 2013, a prefeitura deixou de arrecadar com R$ 300 milhões. A proposta está para sanção do prefeito Alexandre Kalil.
Acompanhamento da operação do transporte coletivo:
— OficialBHTRANS (@OficialBHTRANS) December 2, 2021
⚠️% de viagens realizadas em relação às viagens programadas:
•Da 0h às 9h: 31,2%
•Faixa das 8h às 9h: 40%
Tags: BHTrans , SETRA , Greve dos Rodoviários
COMPARTILHE ESTA MATÉRIA POR:
ESCRITO POR
ALVORADA FM
CONHEÇA A NOSSA PROGRAMAÇÃOAo longo de suas quatro décadas de história, a Alvorada FM busca o aperfeiçoamento contínuo para sempre garantir a qualidade e manter-se como sinônimo de modernidade e sofisticação.