• 24ºC
  • Belo Horizonte, 25 de Agosto de 2019 geoclima

CLIQUE E COMPARTILHE

status

TINA TURNER

I don't wanna lose you

  • VAI TOCAR
  • -
  • -
play ouça agora

BIOGRAFIA DO ARTISTA

Governo de Minas aciona a Vale na Justiça para garantir abastecimento de água na RMBH

• 08/05/2019 • Painel Alvorada

foto

Chega a 237 o número de mortos identificados na tragédia da Vale em Brumadinho, na Grande BH. Segundo balanço divulgado nesta terça-feira (07/05) pela Polícia Civil, ainda há 33 desaparecidos. Tambpem nesta terça, a Vale disse que iniciou os testes para tratar a água do ribeirão Ferro-Carvão, contaminado pelos rejeitos da barragem da mina Córrego do Feijão.

De acordo com a mineradora, a água será captada e bombeada para uma estação, onde passará por processos de filtragem e remoção de sedimentos. A medida é parte do plano de contenção de rejeitos elaborado pela Vale junto ao Ministério Público de Minas Gerais, e tem o objetivo de reduzir a turbidez da água e devolvê-la tratada ao Rio Paraopeba.

Um pedido para que a Vale inicie, imediatamente, o projeto que garante o abastecimento de água na Região Metropolitana de BH foi protocoladonesta terça-feira (07/05) pelo governo de Minas na Justiça. A solicitação considerou estudos realizados pela Copasa, que desde o dia do rompimento da barragem em Brumadinho, em 25 de janeiro, não tem condições de captar água do rio Paraopeba, contaminado com os rejeitos da estrutura.

Caso as recomendações não sejam acatadas, cerca de 2,5 milhões de pessoas podem sofrer com o racionamento de água na capital e em cidades vizinhas. A ação ainda pede que seja estabelecida multa diária caso a mineradora não acate as medidas emergenciais propostas. Em nota, a Vale informou que mantém reuniões constantes com a Copasa e demais autoridades para garantir o abastecimento nos municípios que dependem da captação no rio Paraopeba.

Tags: Vale , Rio Paraopeba , abastecimento


COMPARTILHE ESTA MATÉRIA POR:

ESCRITO POR

Ana Clara Moreira

CONHEÇA A NOSSA PROGRAMAÇÃO

Ao longo de suas quatro décadas de história, a Alvorada FM busca o aperfeiçoamento contínuo para sempre garantir a qualidade e manter-se como sinônimo de modernidade e sofisticação.

VEJA TAMBÉM

22/08/2019

Enquete, Nova Versão

UFMG será perita nas ações do rompimento em Brumadinho

22/08/2019

Painel Alvorada

Pedido de indiciamento da Vale é aprovado na CPI das barragens

22/08/2019

Painel Alvorada

Comissão amplia investigações contra executivos da Vale

MAIS RECENTES

Situação da Amazônia e críticas de Macron geram pedidos de impeachment de Salles

Criação de nova CPMF será discutida entre Bolsonaro e Guedes

Quatro casos de sarampo são confirmados em Minas e outros 55 são investigados

Mais de 200 escolas podem ser atingidas pela fusão de turmas em Minas

VER MAIS NOTÍCIAS