• Min: 19 °C Max: 31 °C
  • Belo Horizonte, 29 de Outubro de 2020 geoclima

Mais uma UPA em BH é fechada por suspeita de sarampo

• 02/09/2019 • Painel Alvorada

foto
Foto: João Godinho

Outro caso suspeito de sarampo provocou o fechamento temporário da UPA Venda Nova no sábado (31). Desde meados de agosto, esta é a 22ª vez que uma unidade de saúde da capital precisou ser interditada devido a pacientes com sintomas da doença. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a suspensão dos atendimentos é parte do protocolo determinado pelo Ministério da Saúde para casos de sarampo.

A pasta informou que durante as horas em que ficam fechadas, as unidades passam por um rigoroso processo de desinfecção, já que a doença é altamente contagiosa. Na sexta (30), outra suspeita de sarampo fez o Hospital Infantil São Camilo, na região Leste da capital, interditar o quinto andar. Segundo a Unimed, que administra a unidade, o paciente com suspeita é um bebê de 9 meses. O resultado do exame deve sair em 10 dias.

Os atendimentos na UPA Acrízio Menezes, em Justinópolis, em Ribeirão das Neves, na Grande BH, também foram suspensos devido a um caso suspeito de sarampo. Durante o período em que a unidade ficou fechada, os demais pacientes foram encaminhados ao Hospital São Judas Tadeu e à UPA do Centro da cidade.

Dados da Secretaria de Estado de Saúde apontam que adultos com idade entre 30 e 39 anos são os menos protegidos contra o sarampo em Minas. Nesta faixa etária, apenas cerca de 37% da população recebeu a vacina contra a doença.

Quem tem até 29 anos de idade, deve receber duas doses da tríplice viral, que além do sarampo, também previne contra caxumba e rubéola. Dos 30 aos 49 anos, é necessária apenas uma dose de reforço para se proteger. Desde o início do ano, 4 casos de sarampo foram confirmados em Minas, e outros 55 ainda são investigados pela Secretaria. 

Tags: Sarampo , Belo Horizonte MG , Saúde Pública , População de BH , UPAs


COMPARTILHE ESTA MATÉRIA POR:

ESCRITO POR

ALVORADA FM

CONHEÇA A NOSSA PROGRAMAÇÃO

Ao longo de suas quatro décadas de história, a Alvorada FM busca o aperfeiçoamento contínuo para sempre garantir a qualidade e manter-se como sinônimo de modernidade e sofisticação.

VEJA TAMBÉM

28/08/2020

Enquete, Nova Versão

Seis parques de BH voltam a receber visitantes neste sábado; Entrada só será autorizada com agendamento prévio

28/08/2020

Painel Alvorada

Número de mortes por Covid-19 chega a 2.984 em Minas

28/08/2020

Repórter Alvorada

Motociclistas podem ser gratuitamente testados para coronavírus em BH

MAIS RECENTES

Brasil ultrapassa a marca de 158 mil mortes por coronavírus

Taxa básica de juros é mantida em 2% ao ano pelo Copom

Feira de imóveis tem descontos de até R$ 30 mil no IPTU

Receita Federal começa a enviar cartas para contribuintes que caíram na malha fina

VER MAIS NOTÍCIAS