• Min: 16 °C Max: 28 °C
  • Belo Horizonte, 22 de Outubro de 2020 geoclima

Ministério Público investiga desvios de R$ 151 milhões no Sistema S do Rio de Janeiro em nova fase da Operação Lava Jato

• 09/09/2020 • Painel Alvorada

foto
Foto: Divulgação/Ascom PRRJ

Nova fase da Operação Lava Jato no Rio de Janeiro foi deflagrada nesta quarta-feira (09). O Ministério Público Federal (MPF) apura desvios de pelo menos R$ 151 milhões da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Rio (Fecomércio RJ) e do Sistema S, composto por 9 entidades, entre elas o Serviço Social do Comércio (Sesc), além do Serviço Nacional de Aprendizagem (Senai) e do Serviço Social da Indústria (Sesi). Segundo as investigações, o esquema funcionou entre 2012 e 2018 por meio de pagamentos a serviços advocatícios que não eram prestados. Os contratos eram feitos pela Fecomércio, que é uma entidade privada, para evitar a análise do poder público pelos auditores do Sistema S.

A Justiça do Rio expediu 51 mandados de busca e apreensão e acatou a denúncia do Ministério Público contra 26 pessoas. Entre os réus estão os advogados Cristiano Zanin e Roberto Teixeira, que defendem o ex-presidente Lula em vários processos. A advogada Ana Tereza Basílio, representante do governador afastado do Rio Wilson Witzel no pedido de impeachment, também foi acusada. O advogado Frederick Wassef, que já defendeu a família Bolsonaro, é outro investigado por participação no esquema, mas ele não foi denunciado. Nenhum dos políticos têm relação com a nova fase da Lava Jato. Em nota, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) afirmou que a operação é uma clara tentativa de criminalização da advocacia. Todos os citados negaram participação no esquema.

Tags: painel , Rio de Janeiro , Lava Jato , notícias , Ministério Público Federal


COMPARTILHE ESTA MATÉRIA POR:

ESCRITO POR

ALVORADA FM

CONHEÇA A NOSSA PROGRAMAÇÃO

Ao longo de suas quatro décadas de história, a Alvorada FM busca o aperfeiçoamento contínuo para sempre garantir a qualidade e manter-se como sinônimo de modernidade e sofisticação.

VEJA TAMBÉM

29/09/2020

Enquete, Nova Versão

Minas tem 7.259 mortes por Covid-19; Casos confirmados passam de 292 mil

29/09/2020

Painel Alvorada

Governo de Minas apresenta protocolo sanitário para volta presencial às aulas no estado

29/09/2020

Painel Alvorada

Homem contaminado por cerveja da Backer recebe rim da esposa

MAIS RECENTES

Coronavírus já matou 8.554 pessoas em MG

Bolsonaro veta compra da Coronavac

Saúde anuncia acordo para compra de 46 milhões de doses da vacina contra o coronavírus

Decreto inclui projeto da nova linha do metrô em BH no PPI

VER MAIS NOTÍCIAS