• Min: 16 °C Max: 27 °C
  • Belo Horizonte, 02 de Março de 2021 geoclima

Ministério Público investiga desvios de R$ 151 milhões no Sistema S do Rio de Janeiro em nova fase da Operação Lava Jato

• 09/09/2020 • Painel Alvorada

foto
Foto: Divulgação/Ascom PRRJ

Nova fase da Operação Lava Jato no Rio de Janeiro foi deflagrada nesta quarta-feira (09). O Ministério Público Federal (MPF) apura desvios de pelo menos R$ 151 milhões da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Rio (Fecomércio RJ) e do Sistema S, composto por 9 entidades, entre elas o Serviço Social do Comércio (Sesc), além do Serviço Nacional de Aprendizagem (Senai) e do Serviço Social da Indústria (Sesi). Segundo as investigações, o esquema funcionou entre 2012 e 2018 por meio de pagamentos a serviços advocatícios que não eram prestados. Os contratos eram feitos pela Fecomércio, que é uma entidade privada, para evitar a análise do poder público pelos auditores do Sistema S.

A Justiça do Rio expediu 51 mandados de busca e apreensão e acatou a denúncia do Ministério Público contra 26 pessoas. Entre os réus estão os advogados Cristiano Zanin e Roberto Teixeira, que defendem o ex-presidente Lula em vários processos. A advogada Ana Tereza Basílio, representante do governador afastado do Rio Wilson Witzel no pedido de impeachment, também foi acusada. O advogado Frederick Wassef, que já defendeu a família Bolsonaro, é outro investigado por participação no esquema, mas ele não foi denunciado. Nenhum dos políticos têm relação com a nova fase da Lava Jato. Em nota, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) afirmou que a operação é uma clara tentativa de criminalização da advocacia. Todos os citados negaram participação no esquema.

Tags: painel , Rio de Janeiro , Lava Jato , notícias , Ministério Público Federal


COMPARTILHE ESTA MATÉRIA POR:

ESCRITO POR

ALVORADA FM

CONHEÇA A NOSSA PROGRAMAÇÃO

Ao longo de suas quatro décadas de história, a Alvorada FM busca o aperfeiçoamento contínuo para sempre garantir a qualidade e manter-se como sinônimo de modernidade e sofisticação.

VEJA TAMBÉM

10/02/2021

Enquete, Nova Versão

STF libera acesso do ex-presidente Lula aos áudios vazados da operação Lava Jato

10/02/2021

Painel Alvorada

Ministério Público Federal aciona Justiça por adiamento do Enem em Minas

10/02/2021

Painel Alvorada

PBH publica cartilha com orientações e cuidados para confraternizações de fim de ano

MAIS RECENTES

Atlético confirma Victor como novo gerente de futebol

Começa prazo para declarar o Imposto de Renda

Governo de Minas divulga escala de pagamentos para março e quitação do 13º

Coronavírus já matou 18.598 pessoas em MG

VER MAIS NOTÍCIAS