• Min: 18 °C Max: 32 °C
  • Belo Horizonte, 01 de Dezembro de 2020 geoclima

Moradores de Barão de Cocais são treinados após risco de colapso em barragem da Vale

• 25/03/2019 • Notícias

foto
Foto: Google Maps

Sete pontos de fuga foram divulgados ontem (24) pela Defesa Civil para a população de Barão de Cocais, em caso de rompimento da barragem de Gongo Soco, da Vale. As rotas estão fora da área que pode ser atingida em caso de colapso da estrutura. Em reunião no sábado (23), as autoridades recomendaram que pessoas idosas ou com alguma dificuldade de locomoção sejam retiradas de casa. Aulas em escolas públicas e particulares localizadas nas áreas de risco estão canceladas, pelo menos, até amanhã (26). O risco de rompimento da barragem chegou ao nível máximo na sexta-feira (22), quando as sirenes do complexo foram acionadas. Segundo a Vale, o alerta foi ativado já que há divergências nos sistemas que monitoram a estabilidade da estrutura.

A Vale sabia do risco de rompimento da barragem em Barão de Cocais desde o último dia 8. É o que indica uma ação do Ministério Público de Minas contra a mineradora, que teria omitido documentos que apontam falhas na estrutura. A alegação é sustentada em uma série de e-mails trocados entre um funcionário da mineradora e outro da Walm, empresa de auditoria responsável por monitorar a barragem. A Vale não se manifestou sobre a denúncia. O MP ainda pede que a mineradora apresente, em até 5 dias, um plano de ação para assegurar a estabilidade da barragem, além do bloqueio de R$ 3 bilhões para garantir que a empresa arque com os custos de novas evacuações de pessoas e animais que vivem na Zona de Segurança Secundária. Hoje (25), moradores de Barão de Cocais passarão por treinamentos de fuga. Por esse motivo, a prefeitura decretou "feriado de segurança" no município.

Tags: Vale , Barragens , Barão de Cocais


COMPARTILHE ESTA MATÉRIA POR:

ESCRITO POR

ALVORADA FM

CONHEÇA A NOSSA PROGRAMAÇÃO

Ao longo de suas quatro décadas de história, a Alvorada FM busca o aperfeiçoamento contínuo para sempre garantir a qualidade e manter-se como sinônimo de modernidade e sofisticação.

VEJA TAMBÉM

25/11/2020

Enquete, Nova Versão

Moradores de Nova Lima e Raposos vão participar de testes das sirenes de barragens da Vale

25/11/2020

Painel Alvorada

Acordo prevê compensação de quase R$ 100 milhões pela Vale à Defesa Civil

25/11/2020

Painel Alvorada

Famílias que vivem na zona de risco de barragem em Barão de Cocais serão retiradas até dia 18

MAIS RECENTES

Receita Federal paga restituição de lote residual do Imposto de Renda 2020 a 198 mil contribuintes

Prefeitura retoma edital de seleção para Feira de Agricultura Urbana

Campanha de vacinação contra poliomielite e sarampo é prorrogada em BH

Eleições municipais: Bruno Covas é eleito em São Paulo e Eduardo Paes vence no Rio

VER MAIS NOTÍCIAS