Movimentação de talude de barragem em Barão de Cocais a 44,7 cm
• 01/07/2019 • Painel Alvorada

Talude na Mina de Gongo Soco, da Vale, em Barão de Cocais, se movimentou 44,7 cm nas últimas 24 horas. Segundo informou ontem o Corpo de Bombeiros, a tendência é de que o escorregamento do talude seja lento e desagregado para o fundo da cava da mina. No último dia 16, o talude chegou a movimentar 56 centímetros, o maior valor divulgado até agora desde que o monitoramento foi iniciado, em maio. Ao menos 457 pessoas estão fora de casa devido ao risco de ruptura da barragem Sul Superior, em Barão de Cocais. O dado foi divulgado na sexta-feira (29) pela Vale, que diz que a cidade é a mais afetada pelas evacuações realizadas em Minas Gerais desde a tragédia de Brumadinho, em janeiro.
Ainda na sexta, em audiência de conciliação com os atingidos, mediada pelo Ministério Público de Minas, a Vale se comprometeu a pagar auxílio emergencial no mesmo formato dos moradores de Brumadinho. Segundo a mineradora, serão pagos um salário mínimo por adulto, meio salário por adolescente e um quarto de salário mínimo por criança durante um ano, a contar a partir de 8 de fevereiro, data da evacuação.
COMPARTILHE ESTA MATÉRIA POR:
ESCRITO POR
Brenda Lara
CONHEÇA A NOSSA PROGRAMAÇÃOAo longo de suas quatro décadas de história, a Alvorada FM busca o aperfeiçoamento contínuo para sempre garantir a qualidade e manter-se como sinônimo de modernidade e sofisticação.