• Min: 18 °C Max: 29 °C
  • Belo Horizonte, 30 de Novembro de 2021 geoclima

Novembro Azul Alvorada FM

• 29/10/2021 • Ciência em Foco

foto

Durante todo o mês de novembro, campanhas do Novembro Azul chamam atenção da população para a saúde do homem, com ênfase no controle do câncer de próstata. Criado na Austrália em 2003, o movimento surgiu a partir do Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, no dia 17 de novembro, e busca dar acesso a informações, testagens e serviços de diagnóstico e tratamento para reduzir a mortalidade pela doença.

No Brasil, a campanha chegou em 2011 através do Instituto Lado a Lado pela Vida (LAL), com o intuito de acabar com estigmas e preconceitos quanto ao exame de toque e promover a testagem em massa. De acordo com informações do Instituto Nacional do Câncer, o câncer de próstata é o mais comum entre os homens no Brasil e responsável por 28% da mortalidade da população masculina com tumores malignos.

Completando 10 anos de ação em 2021, o LAL, entre diversas outras instituições filantrópicas, trabalha no Brasil em iniciativas técnicas e educacionais para promover a mudança de comportamento dos homens, para que incorporem o hábito de consultar médicos e realizar exames preventivos. Em 2021, o Instituto trabalha na criação de um novo canal de relacionamento exclusivo para que os homens tenham informações e conteúdos qualificados sobre o tema, além de uma plataforma digital para apoias os pacientes.

Tags: Novembro Azul , Câncer de Próstata , Saúde do Homem


COMPARTILHE ESTA MATÉRIA POR:

ESCRITO POR

ALVORADA FM

CONHEÇA A NOSSA PROGRAMAÇÃO

Ao longo de suas quatro décadas de história, a Alvorada FM busca o aperfeiçoamento contínuo para sempre garantir a qualidade e manter-se como sinônimo de modernidade e sofisticação.

VEJA TAMBÉM

27/11/2020

Enquete, Nova Versão

Especialista esclarece dúvidas sobre mitos e verdades da radioterapia

27/11/2020

Ciência em Foco

Ciência em Foco conversa com o urologista Hudson Caram sobre o Novembro Azul

27/11/2020

Painel Alvorada

Hospital da Baleia oferta 2 mil exames de detecção do câncer de próstata

MAIS RECENTES

STF mantém foro privilegiado de Flávio Bolsonaro no caso das "rachadinhas"

Zema divulga data de pagamento dos servidores de Minas Gerais em dezembro

Kalil sobre Réveillon e carnaval em BH em 2022: 'Prefeitura não vai patrocinar'

Ex-colônia britânica de Barbados se torna oficialmente uma república

VER MAIS NOTÍCIAS