• Min: 16 °C Max: 30 °C
  • Belo Horizonte, 06 de Dezembro de 2021 geoclima

Operação da maior mina de MG é retomada pela Vale em São Gonçalo do Rio Abaixo

• 24/06/2019 • Painel Alvorada

foto
Foto: Google Maps

Operação da barragem de Laranjeiras, na mina de Brucutu, foi retomada no sábado (22) pela Vale. O retorno das atividades foi autorizado na semana passada pelo Superior Tribunal de Justiça, atendendo a um pedido  da prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo. De acordo com o executivo municipal, a paralisação afetou diretamente o interesse público e a economia local. A suspensão atendia a um pedido do Ministério Público de Minas para que a mineradora parasse de lançar rejeitos ou praticasse qualquer atividade potencialmente capaz de aumentar os riscos de rompimento da barragem.

Em outra barragem da Vale, em Barão de Cocais, a movimentação do talude chegou a 51,8 centímetros neste domingo (23), segundo informações do Corpo de Bombeiros. Caso o escorregamento continue no ritmo atual, as partes do talude devem se deslocar para o fundo da cava da mina. Se confirmada esta tendência, as autoridades dizem que são menores os impactos na barragem Sul Superior, que poderia se romper com a vibração decorrente dos movimentos no talude.

Simulado em Ouro Preto

Teste de sirenes será realizado hoje (24) pela Gerdau e pela Defesa Civil na zona rural do distrito de Miguel Burnier, em Ouro Preto, região Central do estado. O simulado está marcado para começar às 11h, com duração de 25 minutos. De acordo com a siderúrgica, o exercício tem o objetivo de verificar o funcionamento e a efetividade dos equipamentos instalados na zona de autossalvamento da Barragem dos Alemães. A empresa disse ainda que não há riscos no local e que a ação é parte do plano de segurança da estrutura. A população não será mobilizada durante o acionamento das sirenes.

Tags: Vale , Ouro Preto , Barragens , São Gonçalo do Rio Abaixo


COMPARTILHE ESTA MATÉRIA POR:

ESCRITO POR

ALVORADA FM

CONHEÇA A NOSSA PROGRAMAÇÃO

Ao longo de suas quatro décadas de história, a Alvorada FM busca o aperfeiçoamento contínuo para sempre garantir a qualidade e manter-se como sinônimo de modernidade e sofisticação.

VEJA TAMBÉM

11/11/2021

Enquete, Nova Versão

Mais uma vítima da tragédia da Vale é identificada

11/11/2021

Painel Alvorada

Sem nenhum punido, tragédia da Samarco completa 6 anos

11/11/2021

Painel Alvorada

Buscas por vítimas da tragédia da Vale completam 1000 dias

MAIS RECENTES

Custo de vida em Belo Horizonte sobe 0,85% em novembro; cesta básica registra queda

Comércio de BH pode funcionar normalmente no feriado da próxima quarta

OMS alerta para transmissão da variante ômicron, mas diz não haver motivo para pânico

Banca do Centro de BH é destruída em comemorações do Galo; confira vaquinha para ajudar

VER MAIS NOTÍCIAS