PF conclui laudo sobre tragédia da Vale em Brumadinho
• 26/02/2021 • Painel Alvorada

Perfurações feitas pela Vale foram a causa do rompimento da barragem Um, da Mina Córrego do Feijão, em Brumadinho, em 2019. O laudo sobre a causa da tragédia foi apresentado nesta sexta-feira (26) pela Polícia Federal. Segundo a PF, a mineradora contratou uma empresa em outubro de 2018 para analisar a resistência de algumas sessões da barragem. Essa empresa entregou o diagnóstico em dezembro, mas a Vale iniciou as perfurações antes de analisar os dados. Os trabalhos começaram cinco dias antes da ruptura.
Ainda segundo o relatório, em 25 de janeiro, data do rompimento, o trabalho atingiu o ponto mais frágil, a 68 metros de profundidade, o que gerou uma onda de liquefação. Os instrumentos de monitoramento instalados na barragem não conseguiram identificar este processo porque ele aconteceu de forma muito rápida, em cerca de 30 segundos antes do rompimento da estrutura.
A tragédia matou 270 pessoas, sendo que 11 ainda não foram encontradas. A Vale informou que recebeu e vai avaliar o teor o laudo da perícia antes de se manifestar.
Tags: brumadinho
COMPARTILHE ESTA MATÉRIA POR:
ESCRITO POR
ALVORADA FM
CONHEÇA A NOSSA PROGRAMAÇÃOAo longo de suas quatro décadas de história, a Alvorada FM busca o aperfeiçoamento contínuo para sempre garantir a qualidade e manter-se como sinônimo de modernidade e sofisticação.