• Min: 17 °C Max: 32 °C
  • Belo Horizonte, 28 de Janeiro de 2021 geoclima

Vale apresenta ações para recuperação do Rio Paraopeba

• 19/12/2019 • Painel Alvorada

foto

Obras emergenciais para evitar novos vazamentos de rejeitos da barragem que se rompeu em Brumadinho, na Grande BH, para o rio Paraopeba foram concluídas, segundo anúncio feito ontem pela Vale. As estruturas funcionarão como filtros para que os sedimentos não se desloquem, principalmente durante o período chuvoso, que vai até março.

A mineradora também anunciou que apenas 12% dos quase 13 milhões de metros cúbicos de rejeitos que vazaram da barragem foram retirados, tanto do solo, quanto do rio. A limpeza total destes locais só dever ser concluída em 2023. O romprimento da barragem da mina Córrego do Feijão, em janeiro, deixou 270 mortos, e 13 pessoas ainda estão desaparecidas.

Não foram identificadas irregularidades na barragem B5, da mina da Mutuca, em Nova Lima, na Grande BH, segundo informou ontem a Agência Nacional de Mineração. A estrutura passou por uma vistoria na terça-feira, a pedido do Ministério Público Federal, após a identificação de trincas. A Agência ainda disse que um parecer sobre a fiscalização será divulgado, porém sem data definida.

Por meio de nota, a Vale afirmou que a barragem é monitorada regularmente e tanto visualmente, quanto em termos de pressão de água, não apresenta nenhum problema que possa indicar comprometimento da estabilidade. Ainda ontem, o MP anunciou que vai negociar com a Vale a contratação de uma auditoria externa para monitorar a situação no local.

Tags: Vale , Rio Paraopeba


COMPARTILHE ESTA MATÉRIA POR:

ESCRITO POR

ALVORADA FM

CONHEÇA A NOSSA PROGRAMAÇÃO

Ao longo de suas quatro décadas de história, a Alvorada FM busca o aperfeiçoamento contínuo para sempre garantir a qualidade e manter-se como sinônimo de modernidade e sofisticação.

VEJA TAMBÉM

25/01/2021

Enquete, Nova Versão

Tragédia de Brumadinho completa dois anos

25/01/2021

Painel Alvorada

Negociações sobre reparação em Brumadinho terminam sem acordo com a Vale

25/01/2021

Painel Alvorada

Texto definitivo para reparação de perdas em Brumadinho deve ser entregue na semana que vem

MAIS RECENTES

Variante brasileira do coronavírus já foi identificada em 8 países

Prefeitura de BH abre chamamento público para credenciamento de agricultores familiares

Uberlândia vence o Sesi-SP na Superliga Masculina de Vôlei

Keno tem lesão confirmada e desfalca Atlético por tempo indeterminado

VER MAIS NOTÍCIAS